quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ABAIXO COMPLEXO DE CINDERELA E SÍNDROME DE PETER PAN!

O chamado "complexo de Cinderela" é um termo criado pela psicóloga norte-americana Colette Dowling para o comportamento de mulheres que têm como grande sonho encontrar o homem "ideal" e assim finalmente serem “felizes para sempre”, como no conto de fadas.
Mesmo sendo a mulher inteligente, instruída e independente financeiramente, ela não se sente realizada se não encontrar o seu “príncipe encantado". Algumas até sufocam e escondem este desejo, não se trata só de casamento e sim de amor.
A Síndrome de Peter Pan ou a "síndrome do homem que nunca cresce”, acabou sendo conhecida nos meios populares e de saúde mental graças ao sucesso do livro do psicólogo norte-americano Dan Kiley, lançado nos anos 80. Trata-se da estória do garoto que não queria crescer e que vivia na Terra do Nunca, um lugar encantado, referi-se ao adulto que evita tomar qualquer atitude em seus relacionamentos de uma forma geral, buscando sempre o prazer imediato nas situações em que vive, ou fugindo de seus temores psicológicos, sem enfrentá-los. Muitas vezes por medo de sofrer. Fugindo e negando, muitas vezes de sentimentos verdadeiros.
Em ambos os casos, vemos a dificuldade em conquistar e manter relacionamentos independente dos motivos, inseguranças disfarçadas e medos escondidos, encontraremos assim, pessoas vivendo isoladas, frustradas, ou alucinadas e desesperadas, em busca da tal “felicidade”.
Chegará em um ponto, que passarão a negar a existencia do amor, por não perceberem que AMAR é uma construção ao longo da vida e não uma “medalha de honra ao mérito”. Precisa de ajustes, trocas, perdão, tolerancia, determinação e cumplicidade.
Relacionamentos não devem estar baseados apenas no sexo, como acreditam alguns. Sexo é um dos “ingredientes”, até porque “ingredientes”, não fazem um “prato” completo, apenas acrescentam sabor.
Cinderelas da vida real, tendem a sofrer se vitimizando ou recalcando desejos reprimidos. Deveriam trocar ESPERA DA PERFEIÇÃO, por PERDÃO E TOLERANCIA. Quantos relacionamentos deixaram de ser fortalecidos, por falta de humildade e excesso de vaidade. Não me refiro a sofrimentos atrozes por falta de respeito e humilhações lamentáveis, mas pela falta da compreensão de não sermos perfeitos e que relacionamentos precisam ser conquistados, transformados, realinhados e CONSTRUÍDOS. Vá em busca, sem esconder nobres sentimentos.
Peter- Pans da vida real, acabam solitários fingindo felicidade. Quase sempre experimentam muitos relacionamentos sem profundidade, pois é mais seguro para seus medos. Outras vezes, quando percebem que estão se envolvendo, fogem, por medo de abrir mão de uma falsa e ilusória liberdade. Alguns, mesmo convivendo não convivem, negam entrega por medo de sofrer e dependência, sem compreenderem que já são reféns, não do AMOR, mas da própria solidão e vazio interior que se permitiram e escolheram, por medo de fracassarem ou enfrentarem tomadas de decisões importantes em suas vidas.
Por medo de complicações e problemas, afundam-se em resistencias, desperdiçando tempo e vida, oportunidades e conquistas pessoais, mergulhando mais e mais em maiores e intermináveis PROBLEMAS.
Cinderela... Se seu principe não vier montado num cavalo branco. Monte você no cavalo e vá conquistar seu principe, mostrando a princesa que você é!
Peter Pan...A terra do “nunca” só existe na sua cabeça e em seus medos. A terra do SEMPRE é que vai te trazer paz e felicidade. AH! Não querer crescer até se entende. Ser “cego” para não reconhecer sua “cinderela” é que é infantil.
Contos de fada, terminam em FELIZES PARA SEMPRE. Contos humanos continuam EM BUSCA E CONSTRUÇÃO DE MAIOR FELICIDADE... PARA SEMPRE!

Lilia Barros
Lei de direitos autorais nº. 9610

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Psicanálise e todas as pessoas que tiveram suas vidas melhoradas por ela agradecem seu comentário.