segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

GENTILEZA - Por Lilia Barros


Vivemos num mundo tecnologicamente em expansão supersônica, mas ainda conturbado com violências diversas. Podemos mudar esta realidade?

Óbvio que SIM. E esta mudança inicia em nossas próprias atitudes.

Até os anos 90, viveu no Brasil na cidade do Rio de Janeiro, um poeta de rua, conhecido pelo nome *Gentileza, que escrevia e pregava: GENTILEZA GERA GENTILEZA!

Era tido por muitos como lunático e por outros como sonhador. Acabou sendo reconhecido muito tempo depois, como poeta popular da paz.

Assim como o poeta Gentileza, não deveríamos nos envergonhar de demonstrar, falar e propagar a gentileza entre as pessoas. Ser gentil não significa ser tolo, subserviente ou medroso. Justamente o oposto. Gentil é aquele que persevera para o caminho da sabedoria, do servir digno e para isso, é preciso coragem de romper barreiras e buscar a comunicação por excelência.

Vivemos numa cultura que nos permite maior liberdade de expressão, diferente de outras culturas,que evidenciam e incentivam diferenças religiosas, sociais e materiais. Podemos sem medo, expor atitudes de fraternidade, carinho, atenção e consideração pelas pessoas. Chamamos estas atitudes de GENTILEZA.

Sorrir, cumprimentar, olhar com atenção respeitosa, se colocar à disposição, agradecer, pedir licença, usar cordialidade na voz, ajudar com boa vontade, bom humor, dar a preferência, evitar palavras ásperas e rudes, contornar discussões, elogios e edificações sinceras, ofertar sem esperar retorno, são exemplos de gentilezas. São evidências de nobreza de alma.

Ser gentil é fazer evoluir a educação social. Observem que muitas pessoas são educadas, mas nem sempre gentis. Existem normas de educação, que sem gentileza, podem se tornar frieza e impessoalidade.

A mudança necessária para combatermos a violência, seja em escala mundial, familiar e social, está sim, no RESPEITO, que propicia GENTILEZA, independente de falhas, erros, ou diferenças de opiniões.

Gentileza é exercício de fraternidade e base para uma nova forma de viver, com mais harmonia e menos violência.

Lilia Barros - Lei de direitos autorais nº. 9610

www.liliabarros.com.br


Fonte da imagem: http://nicholasgimenes.blogspot.com/2010/04/profeta-gentileza-jose-datrino.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Psicanálise e todas as pessoas que tiveram suas vidas melhoradas por ela agradecem seu comentário.