sábado, 5 de fevereiro de 2011

Perdoar a si mesmo para ser feliz

Por estranho que pareça, é assim que funciona.
Ninguém nos maltrata, nos faz mal ou nos magoa se nós não deixarmos que isso aconteça, por tanto é um fato básico, quando nos sentimos magoados ou com raiva, muitas vezes essa raiva provem de nós mesmos, porque no fundo sabemos que permitimos que isso invadisse nosso interior e se apossasse de nós. A culpa traz consigo sentimentos como: Remorsos, arrependimentos, vergonhas, humilhação, medo e sua maior conseqüência é a autopunição.
Perdoar é construir, dentro de nós, uma lógica vivencial e continua diante dos acontecidos, capaz de superar as mágoas, os rancores, os ressentimentos, as decepções, as culpas ou os desejos de vingança, que provem dos atritos e contradições experimentados em nosso cotidiano. Perdoa é um processo de reconhecer a verdade, assumir a responsabilidade pelo que fazemos aprender com a experiência que nos é proporcionado, reconhecer os sentimentos que motivaram determinados comportamentos em nós, abrir o coração para si mesmo, olhar para dentro de si, ouvir seus medos, curar certas feridas e isso você pode conseguir sendo mais amoroso e responsável consigo mesmo.
No auto perdão encontramos maior resistência, alguns tem uma maior dificuldade de amar ou aceitar se, acredito que é mais fácil perdoar os outros do que a nós mesmo, pois implica uma atitude maior e significativa, onde precisamos deixar esse sujeito velho que há dentro de nós morrer para a culpa e matar algo dentro de nós é um grande desafio, as vezes acreditamos ter nos perdoado de verdade mas acabamos percebendo que não, ainda há culpa em nós,as vezes esse se torna um processo lento mas precisamos disso para poder nos amar e aceitar-nos mais, pois o perdão é capaz de nos moldar e nos fazer mais forte e resistente, de vitimas indefesas passaremos a ser os criadores de nossa própria realidade.
Por tanto somos os únicos capazes de perdoar nossos erros mais interior e a cura para isso é fazer as pazes nós mesmo, afinal de conta a nossa natureza é o amor.

Patricia Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Psicanálise e todas as pessoas que tiveram suas vidas melhoradas por ela agradecem seu comentário.