terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ao CEPH com carinho

Diante de uma sociedade competitiva, onde impera  a  busca incessante  do conhecimento e da tecnologia  exigindo cada vez mais e mais conhecimento, a mente é educada para aprender o que o mundo revelar,ajudando nos avanços da tecnologia, até desenvolvendo equipamentos que visa melhorar  a saúde, porém existe um grande números de doentes  cada vez mais desequilibrados no que diz respeito ao psíquico, as  emoções.
Não é difícil encontrarmos jovens financeiramente bem sucedidos, aparentemente saudáveis, porém envolvidos com tráficos de drogas, crimes, roubos... ou mesmo tentando tirar sua própria vida, o que houve? Eles não têm tudo que querem? Melhores escolas, melhor alimentação, melhores lugares, o que faltou?Haja vista  ao mesmo tempo não esquecemos dos que adquirem os graduados,mestrados e outros ados da vida que acabam esquecendo de desenvolver pelo menos o acadêmico do equilíbrio das  emoções e sentimentos, dotados de conhecimentos e vazios em emoções.
É mais fácil compreender e manipular as maquina que o homem criou, do que  compreender  e manipular a maquina que se desenvolveu conosco ao nascer, o aparelho psíquico, as emoções ainda são muito confundidas, tristeza é chamada de depressão, obsessão  de amor usada para justificar suas conseqüências doentias.
Ira chegar um tempo onde  as sobrecargas de informações iram gerar,alias já esta gerando um grande números de pessoas ricas em conhecimentos e pobre em emoções, e é justamente ai  diante das pressões sociais, stress ..que entra  os psiquiatras, psicólogos e psicanalistas.
Não seria de se admirar se estas profissões forem as próximas a explodir e dominar nos próximos tempos, precisamos sim de conhecimento, mas deve haver equilíbrio entre o corpo a mente e a alma.
Por isso psicanalistas, que nossos conhecimentos seja para nós libertação, não busquemos status, mas procuremos ser o melhor para nós mesmo e para aqueles que nos for confiado, cada um do seu jeito e com seus talentos, e só assim formaremos um batalhão que visa abrir novas janelas de oportunidades e oferecer  diante das turbulências da vida  para as pessoas a  visão de um mundo bem mais feliz.
Ser psicanalista é lutar por aquilo que acreditamos, assim fizeram os dragões da psicanálise.
Ser psicanalista é ser ferramenta  de novas oportunidades e de paz.
Ser psicanalista é entender que o outro não precisa ser rotulado, mas leva lo a conhecer sua própria identidade.
                                                                                                                      
                                                                                                                             Patricia Maciel  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Psicanálise e todas as pessoas que tiveram suas vidas melhoradas por ela agradecem seu comentário.